Trabalho em altura na construção civil: dicas de como se prevenir contra os riscos

Manutenção em linha viva: principais dicas de segurança e prevenção no trabalho
Tempo de leitura 3 minutos

Além da utilização dos EPIs, você precisa conhecer dicas incríveis de como evitar acidentes em trabalho em altura na construção civil

Quem realiza trabalho em altura na construção civil sabe que não existe “meia proteção”. Você precisa utilizar todos os EPIs de trabalho em altura e, também, conhecer muito bem algumas e valiosas dicas para evitar acidentes, o tempo todo, sem exceção. Prevenir-se contra riscos de quedas é essencial para garantir uma rotina muito mais segura e produtiva. Este é o assunto do post de hoje, aqui blog do Mundo Linha Viva. Continue a leitura.

Dicas de segurança para trabalho em altura na construção civil

Treinamentos periódicos

A empresa responsável pela obra deve realizar treinamentos teóricos e práticos, de tempos em tempos, juntos aos trabalhadores. Os instrutores responsáveis devem ter experiência na área e os treinamentos devem apresentar as medidas de prevenção, as normas de segurança, condutas desejadas em situações emergenciais, como utilizar os EPIs e também como realizar uma análise preliminar de risco.

Análise preliminar de risco

É uma ótima dica de segurança para trabalho em altura na construção civil, isso porque a APR (Análise Preliminar de Risco) identifica quais são os riscos de acidentes presentes em cada trabalho que será executado. Obviamente, deve ser realizada antes da tarefa. A APR também considera a sinalização de segurança do local, riscos adicionais (como de explosão), possibilidades de resgate e até mesmo as condições meteorológicas.

Supervisão ininterrupta

Todo e qualquer trabalho em altura deve contar com a supervisão de um profissional experiente e responsável. Esta pessoa irá conferir todos os detalhes da atividade, verificará se os requisitos de segurança estão sendo seguidos conforme as normas do mercado.

EPIs

Quem acompanha as postagens aqui no blog do Mundo Linha Viva sabe como é importante contar com os melhores equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura. Cinto de proteção e trava quedas são bons exemplos de EPIs indispensáveis.

Veja quais são as causas de acidentes mais comuns em trabalhos em altura na construção civil

  • Falta dos EPIs obrigatórios.
  • Uso inadequado dos equipamentos de proteção individual.
  • Falta de planejamento.
  • Ausência ou falha de capacitação e treinamento.
  • Confiança acima da média: pode levar ao relaxamento.
  • Atuação sem supervisão constante.
  • A não execução de uma análise prévia dos riscos envolvidos.

Fale com quem entende do assunto

Mundo Linha Viva é uma empresa que trabalha com EPIs de trabalho em altura e oferece variedade e qualidade para empresas e profissionais que precisam de produtos de alto padrão. São soluções que possibilitam a execução de tarefas consideradas de risco, em alturas, e que seguem todos os parâmetros de segurança que o mercado exige. E, além de tudo isso, o atendimento é personalizado e especializado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a utilização dos EPIs, preços e condições e assim por diante.

Então, não perca mais tempo pesquisando na internet. Fale hoje mesmo com o nosso time comercial. Você irá se surpreender com o nível de profissionalismo do nosso atendimento.