Para garantir conforto e segurança para todos os trabalhadores, é fundamental que a empresa ofereça as condições ideais de ambiente (para garantir bem-estar) e de proteção (para evitar acidentes leves e graves). Neste ponto, os EPIs para altas temperaturas são essenciais. São equipamentos de proteção individual obrigatórios para homens e mulheres que trabalham em empresas com departamentos que apresentem temperaturas acima do normal, que podem ser prejudiciais à saúde. Por exemplo: metalúrgicas, siderúrgicas, indústrias do ramo alimentício, empresas que trabalham com soldagem, etc.
A NR-17 (Norma Regulamentadora nº17) estabelece padrões mínimos de temperatura e condições para garantir conforto térmico ao trabalhador brasileiro. Por exemplo, os ambientes devem ter umidade relativa do ar igual ou superior a 40%; a velocidade do ar deve ser inferior a 0,75 metros por segundo; temperatura efetiva deve permanecer entre 20 e 23ºC. Neste último caso, considerando os locais de trabalho citados no primeiro parágrafo, é praticamente impossível manter o ambiente controlado. Justamente por isso, o uso dos EPIs é tão importante.
Confira na sequência do post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva.
Veja aqui os principais EPIs para altas temperaturas
- Óculos com proteção infravermelha e ultravioleta: diferentemente dos óculos de proteção comuns, estes modelos apresentam um nível acima de segurança para os olhos.
- Vestimenta térmica que envolva todo o corpo (macacão): EPI para altas temperaturas de grande importância, já que evita o contato do corpo com líquidos muito quentes ou mesmo massas de ar que podem provocar queimaduras na pele.
- Luvas térmicas: dentro de metalúrgicas, siderúrgicas e outros ambientes com altas temperaturas, é comum que equipamentos, ferramentas e superfícies em geral também esquentem acima do normal. Logo, para evitar queimaduras nas mãos, dedos e punhos, as luvas térmicas são essenciais.
- Máscara de segurança facial: equipamento de proteção individual que protege olhos, orelhas e a parte frontal do rosto contra altas temperaturas.
- Respiradores com filtros específicos: evitam que o colaborador inale substâncias nocivas ao organismo humano e que podem prejudicar a saúde.
- Bota de couro: evita contato dos pés com áreas quentes e também protege contra quedas de objetos com temperaturas elevadas.
Conservação e check-list
Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que sempre destacamos a importância da conservação dos equipamentos de proteção individual. No caso do EPI par altas temperaturas ocorre o mesmo. É fundamental que todos os itens sejam armazenados em locais seguros e passem por processos de higienização para garantir o mesmo padrão de qualidade todos os dias.
Aliás, por falar em rotina de uso dos EPIs para altas temperaturas, é importantíssimo que todos os trabalhadores façam um check-list para verificar as reais condições de cada item. Devem ser observadas eventuais áreas rasgadas nas luvas térmicas, o estado de limpeza e resistência dos óculos de proteção, possíveis problemas na sola e parte frontal das botas de couro, nível de limpeza dos respiradores e por aí vai. Ter o hábito de verificar item por item, todos os dias, pode prevenir muitos acidentes.
Entre em contato com o Mundo Linha Viva!
O Mundo Linha Viva é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual e que trabalha há anos no mercado. Uma trajetória de sucesso pautada no compromisso de sempre oferecer qualidade e variedade para todos os clientes. Por aqui, você pode comprar online EPI para altas temperaturas com as melhores condições do mercado e no conforto da sua casa ou escritório. CONFIRA AQUI a linha completa, com todas as opções disponíveis.
Você também pode entrar em contato com a equipe comercial para esclarecer dúvidas sobre preços, condições de pagamento, entrega e outros detalhes dos EPIs que deseja comprar. Envie seu e-mail (clique aqui) ou ligue para (11) 3500-1497.
Crédito: AlenaPaulus / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus