Bastão de resgate: entenda a importância desse item em trabalhos Linha Viva.

Tempo de leitura 3 minutos

Todo e qualquer trabalho que envolve a rede elétrica precisa contar com o bastão de resgate. Esse é um objeto de fundamental importância em caso de acidentes com eletricidade que envolvam vítimas. Por isso ele está entre os equipamentos Linha Viva capazes de salvar vidas.

Assim sendo, veja a seguir um panorama completo de informações sobre o bastão de resgate. Saiba como esse equipamento funciona e entenda a sua obrigatoriedade de acordo com a NR 10. Além disso, veja porque adquiri-lo em uma empresa especializada como o Mundo Linha Viva faz toda a diferença para preservar a integridade física de quem trabalha com eletricidade.

Bastão de resgate: considerações principais

Este é um objeto anatomicamente projetado para alcançar e socorrer vítimas de acidentes com eletricidade. Para tanto, o bastão de resgate possui uma série de características estruturais para esse fim, sendo que as principais são:

  • Comprimento de até 2,28 metros para alcançar vítimas de acidentes elétricos;
  • Peso aproximado de 2,3 quilos e diâmetro de 23 milímetros para fácil manuseio;
  • Ganchos construídos anatomicamente para o envolvimento e movimentação da vítima;
  • Além disso, elevado nível de resistência e rigidez, com materiais dielétricos.

Graças a essas características, esse equipamento consegue chegar até a pessoa que sofreu um acidente elétrico e tirá-la daquele local com segurança. Dessa forma, é possível colocá-la em um ponto seguro para que ela receba os primeiros socorros. Lembre-se que, diante desse tipo de situação, o tempo é precioso e qualquer minuto conta na hora de salvar uma vida.

Uso desse equipamento perante as normas regulamentadoras

As questões de segurança e integridade física dos trabalhadores que atuam em redes elétricas estão detalhadas na NR 10. Essa norma institui os parâmetros adequados para trabalhos em meio a um elevado nível de eletricidade.

Para tanto, entre suas diretrizes principais está a obrigatoriedade dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E nesse sentido, a NR 10 também dispõe de diretrizes para o caso de acidentes. E o uso do bastão de resgate está entre elas. Mas aqui há um detalhe importante. Para ter seu uso aprovado diante da norma esse equipamento deve:

  • Ser periodicamente testado para avaliar a integridade de suas características isolantes;
  • Terem a capacidade de atuar em acidentes de instalações de até 34,5 kV;
  • Estar presentes em todo o tipo de instalação, mesmo que seu uso seja em baixa tensão.

E além das exigências relacionadas a NR 10, vale lembrar também da metodologia Linha Viva. Esse conjunto de técnicas visa reforçar a segurança do profissional que trabalha com eletricidade a partir de técnicas e métodos específicos. O uso do bastão de resgate faz parte deles.

Adquira seu bastão de resgate no Mundo Linha Viva

Priorizar a segurança de quem trabalha em redes elétricas é imprescindível. E é por isso que o Mundo Linha Viva dispõe de uma ampla gama de produtos para cumprir com o objetivo de zelar pela integridade física desses profissionais. Por isso, quando precisar de itens como bastão de resgate e outros equipamentos focados na segurança do trabalho, entre em contato.