Manutenção em rede elétrica: como o uso dos bastões de manobra deixam seu trabalho mais prático e seguro

Tempo de leitura 3 minutos

Em situações que exigem a manutenção de redes elétricas, os bastões de manobras estão entre as principais ferramentas. Quando o eletricista os utiliza, há muito mais segurança para o seu trabalho, além de mais agilidade para conclui-la. 

Por isso, veja mais informações sobre os bastões de manobra a seguir. Saiba como eles influenciam o trabalho de manutenções em redes elétricas. Além disso, entenda porque o Mundo Linha Viva é a sua melhor opção para encontrar equipamentos de segurança adequados. 

Conheça uma das EPIs mais úteis para o seu dia-a-dia

O uso do bastão de manobra em manutenções elétricas garante total segurança do eletricista. Um dos principais motivos para isso é porque eles possibilitam o manuseio da rede elétrica a partir de uma distância segura. Além disso, garantem o isolamento ideal para instalações elétricas que poderiam trazer riscos. 

Hoje você encontra diferentes modelos de bastões de manobra no mercado. Mas na maioria deles, existem as mesmas características estruturais. Assim, as principais delas são: 

  • Fabricação a partir de materiais dielétricos para garantir a segurança do usuário. Nesse sentido, destacam-se matérias-primas como fibra de vidro com resinas;
  • Uso de cabeçote com um encaixe universal para garantir maior flexibilidade em diferentes situações; 
  • Algumas de suas partes são feitas de borracha. O objetivo é possibilitar mais facilidade e firmeza em seu manuseio; 
  • Devido a sua estrutura, são usados em situações onde não é necessário tanto esforço mecânico. Nesse sentido, destaca-se por exemplo a manobra de chave para cortar circuitos em carga. 

Como você pode ver, o uso de bastões de manobra garante menos riscos na realização de manutenção em instalações elétricas. Assim, ajudam a eliminar o risco de choques elétricos, além de ajudar a dispensar a utilização de escadas e plataformas. 

Os riscos evitados ao utilizar bastões de manobra

Infelizmente a situação real das redes elétricas é, muitas vezes, precária. Diversos fatores contribuem para postes e fiações que trazem mais riscos para os eletricistas. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Instalações indevidas e irregulares;
  • Falta de manutenção preventiva;
  • Desgastes devido ao próprio clima;
  • Uso de materiais não recomendados;

Assim sendo, existem diversos pontos que trazem riscos para uma rede elétrica. E é por isso que uso de bastões de manobra torna-se indispensável. Essas ferramentas garantem mais segurança, mesmo quando as condições de trabalho não são ideais. 

O melhor em bastões de manobra está no Mundo Linha Viva

Os bastões de manobra são equipamentos que têm como principal finalidade garantir o manuseio de fiações e instalações com mais segurança. Dessa forma, é imprescindível contar com os melhores itens, adquiridos em uma empresa de confiança e responsabilidade.

Por isso, o Mundo Linha Viva é sua melhor escolha. Nosso objetivo é entregar aos clientes produtos de qualidade e com um preço justo. Tudo em prol de oferecer o melhor para você e o seu bolso. Confira nosso catálogo completo de itens nossa loja virtual. 

Aguardamos sua visita hoje mesmo para ajudá-lo com as soluções que você precisa.  No Mundo Linha Viva você encontra os melhores produtos e serviços para segurança de seu trabalho. Ficaremos felizes em ajudá-lo.