Saiba para que serve e todas as aplicações da máscara de solda

Saiba para que serve e todas as aplicações da máscara de solda
Tempo de leitura 4 minutos

Alguns EPIs são poucos conhecidos do público em geral, já que são muito característicos de profissões não tão populares. Com a máscara de solda ocorre justamente ao contrário. Este equipamento de proteção individual é bem conhecido, inclusive dentre pessoas que não trabalham na área, justamente em razão dos benefícios que ele garante.

O trabalho de soldagem gera muitas fagulhas e o trabalhador necessita de atenção redobrada para finalizar uma peça de metal ou ferro (dentro outros materiais). Deve ficar bem próximo de onde está acontecendo a soldagem e, por isso, a máscara se faz tão necessária. Todo mundo já viu algum filme, novela, série ou imagem de um soldador utilizando a máscara, não é mesmo?

No post de hoje, aqui no blog do Mundo Linha Viva, vamos conhecer para que serve uma máscara de soldagem e o quão importante ela é! Confira na sequência e aproveite para deixar seus comentários no final do texto.

Para que serve uma máscara de solda?

Como o próprio nome sugere, este equipamento de proteção individual é obrigatório para uso de homens e mulheres que trabalham em serviços de soldagem elétrica. É um EPI que protege a região facial contra fagulhas que saltam em direção aos olhos do trabalhador quando ele utiliza máquinas de corte e solda, normalmente, em superfícies de ferro, aço, alumínio, cobre e vários outros tipos de metais.

Além da proteção aos olhos, que é mais facilmente percebida, a máscara de solda também protege o rosto contra queimaduras em geral e danos respiratórios. Isso acontece porque o trabalho de soldagem pode reações químicas nocivas ao organismo humano. Logo, é essencial que a máscara também proteja contra isso.

Dentro de empresas de grande médio e grande porte, assim como em unidades de solda pequenas, o uso da máscara é obrigatório e a mesma deve obedecer a padrões mínimos de segurança e qualidade. Justamente por isso, é essencial que você escolha um fornecedor de primeira linha para comprar pequenas ou grandes quantidades de máscaras de solda.

Características técnicas de uma máscara de solda

A máscara de solda não pode ser fabricada com matéria-prima de segunda categoria, isso porque os níveis de resistência e durabilidade do EPI são testados diariamente. Quem utiliza o item sabe muito bem que não dá para confiar em um produto que apresente rachaduras na superfície ou que a viseira, por exemplo, trinque com facilidade.

Justamente por isso, você deve se atentar a algumas características técnicas da máscara de solda. Os modelos mais populares são os fabricados com polipropileno, um material muito resistente e que garante durabilidade. As máscaras devem contar com viseira incolor para facilitar o trabalho do soldador, sendo esta podendo ser uma viseira articulada ou fixa. A máscara com viseira fixa é normalmente mais barata do que o modelo articulado. O tipo de carneira também muda conforme a opção escolhida.

Ainda é possível encontrar máscaras de solda mais avançadas e com preços superiores, como modelos com visor com escurecimento automático que utiliza uma pequena bateria para adaptar a tonalidade da viseira conforme o tipo de trabalho realizado e ambiente.

Fale com o Mundo Linha Viva!

Você não precisa perder mais tempo pesquisando sobre máscara para solda na internet ou perdendo tempo indo a lojas físicas. Sua procura acaba aqui! O Mundo Linha Viva é uma empresa de renome dentro do universo de EPI e trabalha com as melhores soluções para você que precisa adquirir produtos em pequenas, médias ou grandes quantidades. CLIQUE AQUI e veja os itens disponíveis!

Caso tenha dúvidas sobre preços, condições de pagamento e outros detalhes dos EPIs oferecidos, entre em contato enviando um e-mail (aqui) ou ligue para (11) 3500-1497.

Crédito: af_istocker | Creative nº: 697478964 | Tipo de licença: Royalty-free | Coleção: iStock / Getty Images Plus