EPI para eletricidade: saiba quais são os principais equipamentos para garantir a segurança do profissional da área

Tempo de leitura 3 minutos

Alguns itens podem salvar vidas, como a luva isolante e o capacete de segurança. São equipamentos que não conduzem eletricidade

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que o EPI para eletricidade é algo essencial, algo que pode salvar vidas. Justamente por isso, o número de pessoas pesquisando sobre EPI para eletricista é tão grande na internet. E o que não faltam são opções para garantir um trabalho mais seguro e tranquilo no dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

Confira as formas mais efetivas para se proteger de risco elétrico

As empresas devem fornecer aos seus funcionários todos os EPIs para eletricidade necessários para uma rotina de trabalho mais segura. O empregador deve atender aos requisitos da NR6. Em seu anexo 6.3, a informação é bem clara:

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

  1. a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;
  2. b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;
  3. c) para atender a situações de emergência.

Também vale a pena ressaltar a importância do Prontuário de Instalações Elétricas, indispensável em ambientes de trabalho que lidam com cargas instaladas superiores a 75 kW. Tal documento deve apresentar informações importantes, como sobre o conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, comprovantes de inspeções e medições do sistema, especificação dos equipamentos de proteção coletiva, descrição dos procedimentos de emergência e outros itens. O Prontuário de Instalações Elétricas deve ser atualizado a cada cinco anos.

Principais EPIs para eletricista

  • Calçado de segurança: na hora de comprar o calçado de segurança adequado para trabalhos com eletricidade, é importante se atentar ao fator dielétrico. Em outras palavras, não podem conduzir eletricidade.
  • Luva de segurança: assim como o calçado, a luva também deve oferecer total isolamento de mãos e dedos com a eletricidade. Em casos específicos, como em trabalhos em cabines primárias, além da luva isolante tradicional, o trabalhador também deve utilizar uma luva de couro.
  • Manga isolante: um EPI para eletricidade que protege os braços.
  • Protetor facial: protege contra arcos elétricos e fogos repentinos, dois dos principais riscos associados ao trabalho de um eletricista. O protetor facial pode ser encontrado com fixação no capacete de segurança.
  • Cinturão: trata-se de um equipamento de proteção individual essencial para trabalhos em altura. Garante a fixação adequada e também é um item que não conduz eletricidade.
  • Capacete de segurança B: além de proteger contra impactos, como quedas de objetos, o capacete de segurança tipo B também é dielétrico.06

O Mundo Linha Viva tem o que você procura

Com anos de atuação no mercado, o Mundo Linha Viva é referência de qualidade quando o assunto é equipamento de proteção individual. O estoque é completo para você que precisa comprar o que há de melhor em EPIs para eletricidade. Todos os itens seguem os mais rigorosos padrões de segurança exigidos pelos órgãos reguladores. Em outras palavras, você sabe que pode confiar. Caso tenha dúvidas sobre preços, condições ou mesmo usabilidade dos itens, entre em contato com a equipe de atendimento. Envie AQUI a sua mensagem e fale com o time de especialistas do Mundo Linha Viva.